A pandemia da Covid-19 vem trazendo muitas mudanças para as empresas brasileiras. Mudanças no comportamento dos consumidores, no ambiente regulatório e, o novo ambiente de negócios que se forma com a recuperação do mercado pós-pandemia, podem indicar um bom cenário para uma reestruturação societária.
Mas o que é uma reorganização societária? A reestruturação societária é uma alteração na estrutura ou composição de uma sociedade, alterando, adaptando ou mesmo melhorando a forma como uma empresa atua no mercado.
A reorganização pode ocorrer por incorporação, cisão e fusão entre empresas, transformação do tipo solitário – por exemplo, de LTDA (Sociedade Limitada) para S.A (Sociedade Anônima). Outros atos que alterem o capital, o quadro de sócios, o regime tributário ou o funcionamento da organização também fazem parte da reorganização societária.
A reorganização societária pode ocorrer por dois motivos: interesse dos sócios ou por necessidades de mercado. No geral, quando uma empresa decide fazer a reestruturação societária, ela tem como objetivo melhorar sua eficiência e geração de lucros.
Veja 4 motivos para pensar em uma reestruturação societária
1 – A natureza do seu negócio mudou: Se sua empresa quer experimentar um novo tipo de produto ou serviço, os processos precisam mudar com ele.
2 – Atualização tecnológica: Com todos os recentes avanços em tecnologia trazidos pela transformação digital, muitas empresas estão mudando completamente a forma como fazem seus negócios.
3 – Perda de dinheiro: Este é provavelmente o motivo mais considerado para a reorganização da estrutura de um negócio.
4 – A empresa mudou de mãos: Compras ou fusões são catalisadores para a reestruturação, uma vez que o novo proprietário pode ter uma visão completamente diferente para a empresa. Esse novo líder pode querer começar do zero para administrar as coisas com mais eficiência em seus termos.
Que benefícios a reorganização societária traz para o negócio?
Fazer uma reestruturação pode ser uma boa maneira de melhorar o desempenho de uma companhia. E, se feita de forma inteligente e bem planejada, a reorganização societária pode trazer alguns ganhos como redução da carga tributária pelo planejamento tributário; lucratividade mesmo em períodos de crise; ampliação da clientela; fortalecimento de sua marca no mercado; melhor captação de recursos, como a transformação do tipo societário; atualização tecnológica ao fusionar com uma companhia mais moderna, melhor organização do quadro societário, entre inúmeras outras, dependendo de como for realizada a reorganização.
Uma reorganização também consegue aumentar a força de mercado quando duas sociedades se unem para alcançar um objetivo em comum. No entanto, é importante contar com a ajuda de uma consultoria especializada na área. Esse profissional vai ajudar a empresa a gerenciar todo o processo do início ao fim.